top of page

7 erros mais comuns em aulas particulares

Sou professora de música há muitos anos, pra ser mais exata, ensino instrumentos musicais desde os 17 anos. Naquela época, a minha única preocupação era ensinar o instrumento musical. Pela minha imaturidade, eu não levava em consideração as limitações dos meus discípulos. Mas com o passar dos anos, aprendi que o ensino requer um pouco mais de dedicação do que eu imaginava, e foi aí que comecei a observar a postura de outros colegas. Ao me colocar como aluna, passei a aprender principalmente com os erros dos meus professores, e a me inspirar em seus acertos. De tudo que vi e vivi nesses 15 anos, aprendi que nunca saberei o suficiente para ser a melhor das melhores. Mas o pouco de erro que eu cometer, me colocará em um nível de excelência que fascinará o meu aluno.


Dentre tantos erros, decidi listar aqui os 7 mais comuns que eu procuro evitar no relacionamento com meus alunos. Vamos começar!


Erro nº 01.


Não expor para o aluno o método que será utilizado durante as aulas. O aluno precisa saber o processo que você, como educador, pensou para fazer com que ele alcance o resultado que deseja. É fundamental para que o aluno não fique ansioso, ou não se sinta desmotivado, que ele saiba o caminho que terá que percorrer. Deixe isso bem claro logo na primeira aula. Explique para ele as etapas da sua aula, como que você divide a sua aula, o que você aborda, em qual momento ele pode fazer perguntas, essa clareza deixará ele entusiasmado durante toda a aula.


Erro nº 02.


Corrigir ou preparar aulas durante o horário da aula. Além de demonstrar falta de disciplina e falta de respeito com o tempo do seu aluno, você vai desmotivá-lo a continuar os estudos. O momento da aula é o momento de conteúdo, salvo as atividades de fixação do assunto que são realizadas em conjunto com o aluno. Separe um dia específico para planejar as aulas e corrigir os exercícios, esse é um dos ofícios extracurriculares de um professor, trabalhar fora do horário de trabalho.


Erro nº 03.


Tratar todos os seus alunos da mesma maneira e utilizar o mesmo conteúdo. Isso é coisa de professor preguiçoso. Principalmente em turmas, equilibre a turma dando preferencia em esclarecer o assunto para a parte mais fraca, dessa maneira você vai fixar o conteúdo para os que já dominam o assunto e poderá equilibrar a turma, para avançarem juntos. Cada aluno possui uma particularidade, uma singularidade, e você precisa ter a sensibilidade de perceber e saber como tratar cada situação de maneira personalizada. Não padronize a didática da sua aula, seja criativo.


Erro nº 04.


Não explorar o potencial do aluno em sua totalidade. Muitas vezes nós mesmos colocamos limites na capacidade que nosso aluno tem de desenvolver seu raciocínio. Nós temos o papel de despertar a curiosidade do aluno para que ele por si mesmo tenha capacidade de desenvolver seu aprendizado. Utilize todas as ferramentas que for possível para que o potencial dele seja explorado em sua totalidade.


Erro nº 05.


Brincar o tempo todo. O desejo de todo professor é ser referencia em algum determinado assunto, e muitas vezes ser simpático, alegre e divertido, são um dos meios que muitos utilizam para descontrair e prender a atenção de seus alunos. Porém, o excesso de brincadeiras pode ser um tiro no pé. Não necessariamente, você precisa ser o professor brincalhão para ganhar o respeito de seus alunos, você pode ser admirado e respeitado, por ser um professor sério e comprometido. O ideal é ter uns momentos de descontração durante a aula, mas sempre trazer o aluno de volta para o conteúdo, de maneira que ele entenda que aquele assunto é um assunto que precisa ser levado a sério, e que o momento de brincar passou.


Erro nº 06.


Forçar a aproximação com o aluno. Não cometa esse erro! Respeite o espaço e o tempo que o seu aluno precisa para começar a se sentir a vontade nas aulas. Forçar intimidade, fazer brincadeiras, contar piadinhas, e qualquer coisa forçada para que ele se sinta mais a vontade pode acabar afastando o seu aluno das aulas. Seja profissional, e mostre suas limitações, seja humano e reconheça seus erros, pessoas se atraem por pessoas. Deixe que essa aproximação aconteça naturalmente.


Erro n 07.


Dar aulas como complemento financeiro. Esse, para mim, é um dos maiores erros que qualquer pessoa pode cometer na vida. Se você se submete a dar aulas somente pra complementar renda, além de estar queimando a imagem da nossa categoria, está sendo a pessoa mais infeliz desse mundo. Dar aulas é uma arte, requer dedicação empenho. Se você começa a dar aulas simplesmente para complementar sua renda, provavelmente, você será aquele professor frustrado e reclamão que ninguém suporta ficar por perto. Por favor, não cometa esse erro.


É isso pessoal. Espero que através desses erros possamos melhorar nossa maneira de ensinar. A única certeza que teremos é que colheremos exatamente o que plantarmos. Não desanima, fica firme, e muito sucesso na sua jornada de aulas particulares.


Bjs


Abaixo tem o link do vídeo no Youtube, se você puder se inscreva lá no canal e curta os vídeos. Desde já sou grata.






https://youtu.be/z6PguEpb9BY

 
 
 

Kommentarer


Post: Blog2_Post

Subscribe Form

Thanks for submitting!

27997855534

©2020 por Sah Manhaes. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page